Tarik de Souza
https://immub.org/noticias/feita-na-pimenta-arde-e-provoca-com-a-maranhense-alexandra-nicolas
Mauro Ferreira
https://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/post/cantora-maranhense-alexandre-nicolas-faz-politica-no-apimentado-coco-fulero.ghtml
Sr. Brasil
https://tvcultura.com.br/videos/62369_sr-brasil-rubi-kleber-albuquerque-e-alexandra-nicolas.html
Trofeu Gonzagão
http://g1.globo.com/ma/maranhao/jmtv-1edicao/videos/t/edicoes/v/cantora-maranhense-alexandra-nicolas-conquista-o-trofeu-gonzagao/7893413/
Lançamento Festejos — Estado do Maranhão
http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2013/02/alexandra-nicolas-faz-shows-de-lancamento-do-cd-festejos.html
Divulgação Festejos na Praça — TV Mirante
http://g1.globo.com/ma/maranhao/jmtv-1edicao/videos/v/cantora-alexandra-nicolas-apresenta-show-festejos-na-praca/3085122/
Entrevista — Estilos TV
https://www.youtube.com/watch?v=ipT5T4H5swg
Programa Referencial
https://www.youtube.com/watch?v=xbeOIznASCk
Club Cult
https://www.youtube.com/watch?v=QvPRIEUiaXs
Lançamento do Disco Festejos
https://www.youtube.com/watch?v=83ffzL-_QX4
Sem Censura — TV Cultura
http://tvbrasil.ebc.com.br/semcensura/episodio/como-diagnosticar-e-tratar-a-depressao#media-youtube-1
Festa da Música do Maranhão e Prêmio Papete
https://globoplay.globo.com/v/8129088/
https://globoplay.globo.com/v/8129136/
Zeca Baleiro
Compositor, Cantor
Alexandra Nícolas é uma companheira cantora Maranhense, apaixonadamente devotada à música brasileira e sua ludicidade. Quando ouvimos o seu disco "Feita na Pimenta", voltamos a um tempo de alegria e ternura da música popular, como se ouvíssemos os oradores de uma feira de aldeia perdida na memória.
E Alexandra lidera a festa, ela é toda alegria nesta celebração da nossa música mais autêntica.
Paulo Cesar Pinheiro
Compositor
Alexandra queria fazer um disco louvando as mulheres trabalhadoras e festejadoras brasileiras, do sertão e do litoral, das roças e periferias, da capital e do campo. Ofereci minhas composições guardadas, nas quais ela mergulhou por um bom tempo. Acho que a menina do Maranhão tem um lindo cartel. Abram caminho para ela porque as festividades estão começando.
Luciana Rabello
Cavaquinista, Compositora, Produtora
Quando conheci Alexandra, imediatamente percebi sua graça, seus maneirismos e sua brasilidade, o quanto ela é a cara do Nordeste e o quanto ela representa essa cultura e se fez sua porta-voz. Agora, ela está lá fora mostrando o poder de nossa terra. Agora, chego na cidade dela e vejo o que ela criou com essa chave minúscula que dei a ela. Essa é uma superprodução, um show sério, bem pensado, digno do primeiro mundo, e fico muito feliz em ver as pessoas tratando o Brasil e sua música da maneira que merece ser tratada.
Maurício Carrilho
Violonista, Compositor, Arranjador, Produtor
Alexandra é uma cantora muito expressiva, que canta com o coração e com muita verdade. Fiquei feliz em vê-la no palco, vê-la se apresentar e sua facilidade de comunicação.
João Lyra
Violonista, Compositor, Arranjador, Produtor
Alexandra é uma ótima cantora. A música do Nordeste do Brasil requer muita habilidade para ser cantada. Ela tem isso em abundância.
João Pimentel
Jornalista, Crítico Cultural — Jornal O Globo
Alexandra exibiu com maestria seu talento de interpretação e seu timbre delicioso. O resultado é um dos discos mais bonitos que ouvi recentemente.
Tarik de Souza
Jornalista,
Crítico Cultural
Alexandra demorou 20 anos para gravar seu primeiro álbum - e não era apenas um álbum qualquer. "Festejos" celebrou o universo feminino, a partir de uma playlist do compositor carioca Paulo Cesar Pinheiro. Ela já tinha o sotaque nordestino. Afinal, ela nasceu em São Luís, no Maranhão, começou a cantar aos 12 anos e na adolescência já liderava o grupo adolescente Hocus Pocus. "Cuddle" é a palavra-chave do álbum por causa de suas letras sensuais e convidativas.
Mauro Ferreira
Jornalista,
Crítico Cultural
É este Brasil, cristalizado e romantizado pelos olhos do poeta - um Brasil quintessencialmente brasileiro - que a cantora maranhense Alexandra Nícolas canta e festeja no seu primeiro disco, "Festejos", no qual dá voz graciosa a 13 canções de Paulo Cesar Pinheiro. Alexandra ecoa o canto e o ritmo feminino de um Brasil que balança nos quadris de suas mulheres.
Seis anos depois de seu disco de samba "Festejos", sem esquecer suas raízes nordestinas, a cantora maranhense Alexandra Nícolas voltou com outro disco igualmente lúdico, porém mais agudo, temperado com o duplo sentido dos ritmos musicais animados agrupados sob o nome genérico de "forró".
Paulo Barcelos
Professor de Voz
Alexandra é uma artista para qualquer palco em qualquer país. Ela é um tesouro oferecido a qualquer público. Costumo dizer que dou no máximo cinco minutos (e já é muito) para quem está no palco me provar que sabe o que está fazendo, sabe o que quer, que é ela e mais ninguém que está no palco, que não nos faz lembrar de ninguém, pelo quão elevada e pessoal é sua linha artística.
Alexandra Nícolas é um exemplo disso. Ela é encantadora em toda a sua apresentação. É uma experiência artística e existencial inesquecível para quem a assiste.
Rolando Boldrim
Músico, Compositor, Cantor
Personalidade de TV
Hoje, com a Alexandra aqui, estamos cumprindo a missão desse programa, que é mapear a música brasileira. Ela é de São Luís, no Maranhão, e quando trago artistas como ela me sinto realizada porque aqui cumprimos nosso dever, que é tirar o Brasil da gaveta, e é um grande prazer apresentar uma intérprete como você. Sinto que é minha missão e minha glória e tenho certeza que está tudo bem, este é o programa que quero fazer, quando trago pessoas como você aqui.
Beto Feitosa
Jornalista,
Crítico Cultural
Com o pé no chão, Alexandra canta alegremente o samba, com uma lista de músicas que celebra a riqueza cultural e social de um país que não se resume.
Cesar Teixeira
Songwriter
Alexandra não é mais uma surpresa. Ela é a prova de que a música brasileira se renova. Sua voz é pura emoção, ritmo e sentimento que sacode nossa compostura. Voz, repertório, emoção, tudo em Alexandra se encaixa e o Brasil dá graças!